domingo, 10 de abril de 2011

Museu Arqueologico de Xingó

Relatório referente a aula virtual lecionada pelo prof. Dr. Lindvaldo no dia 4 de abril de 2011 sobre o Museu Arqueológico de Xingó localizado em Canindé do São Francisco.
A diretora do museu apresenta o mesmo , um ambiente moderno, climatizado, feito especialmente para recepcionar, segue as etapas dessa visita:


1° setor: Como são feitas as escavações
Este setor foi produzido didaticamente para mostrar como são feitas as escavações nos sítios arqueológicos de Xingó. Através de camadas, sendo as mais profundas as mais antigas, fica explicito esse trabalho.
Além disso, seção apresentados também as ferramentas utilizadas nessas escavações, como as trinchas, martelos entre outros.

2º setor: Mapas de migração
Esta seção explica através de mapas as principais rotas e percursos utilizados pelos primeiros habitantes da América. Os principais sítios arqueológicos entre Sergipe, Bahia e Alagoas, os mais antigos também são mostrados, além de ponto vermelhos indicarem  Sítio Justino.
Railda nos explica os tipos de Sítios de registros gráficos, sendo um localizado no plator possuindo ossadas e o outro na região Serrana- possuindo artes rupestres.

3° setor: Registros gráficos
Nesse momento da visita virtual são apresentados os registros de arte rupestre encontrados nos sítios arqueológicos de Xingó. Esses indícios foram resgatados, uma vez que o único sítio arqueológico de registros gráficos de Xingó foi inundado. Os materiais utilizados nesses registros eram óxido de ferro e as pinturas monocromáticas.
Nesse setor também são mostradas as ferramentas líticas, a diferenciação entre estas e pedras, como cortador de uricurís e blocos de granito, utilizados como pilões, sendo o granito frequentemente encontrado na região.
Há uma comparação entre a arte arqueológica usada como matéria prima o arenito e a retratação dessa arte por um escultor moderno que utilizou o cimento como matéria prima.

 4° setor: Cerâmica
 Através do desse setor temos contato de como eram os trabalhos,com ceramica, desses povos. Percebe-se que o tipo de ceramica é avançado, uma vez que já possuim desenhos externos e formatos peculiares. São mostrados vários tipos de vasos, sendo eles utilizados em varias funções como resevatorios de água, fabricação de cachimbos,  covas para colocar os corpos, além de ser o principal instrumento utilizado no preparo dos alimentos. O manuseio de almentos preparados com ceramica nos explicita que esses povos já tinham um domínio do fogo, pois já cozinhavam, contribuindo na melhoriade vida desses. Railda relata que por meio do estudo dos dentes fica claro que estes são menos desgatados que os outros povos contemporâneos a eles, mais um sinal que preparavam os alimentos atraves do cozimento.
Esse trabalho é associado também à agricola, sendo a sua fabricação produzida por mao de obra feminina.

5° setor: Cotidiano e alimentação 
A base da alimentação desses povos foi o peixe, devido à localização, se encontrando à beira do Rio São Francico. Quando o Rio enchia, causando inundações, os "índios" se deslocavam para a mata, utilizando-se da caça de animais de médio e pequeno porte, desde caracóis , chegando a cobras e saguins.Apesar de a essa época o clima ser mais quente, esses povos encontaram alí comida e agua abundantes, fonte da sua sobrevivência. A divisão do trabalho era bem definida, sendo o trabalho de preparação do alimento, manejo com agricultura e ceramica, funções femininas, ficando para os homens o trabalho de pesca e proteção da aldeia. Além disso, vários instrumentos são encontrados, como facas, lanças, entre outros.

6° setor: Morte
Através dos esqueletos e dos objetos encontrados nessa seção, temos conhecimento da importancia que esses povos davam à morte, com seus cerimoniais, rituais, sendo cada individuo, sepultado de uma forma diferente, dependendo da sua posiçao social, idade e função.
Vemos uma cova de um flautista, que foi enterrado com sua flauta, além de uma criança aparentando ter entre 4 e 5 anos de idade, que uma parte do corpo para a direita e a outra para a esquerda. Colares,brincos e outros objetos também são utilizados nos rituais.
Num desses rituais foram encontados uma fogueira e um vaso de ceramica contendo restos de alimentos, evidenciando que esses povos já utilizavam a interação nos velorios, servindo comida aos que ali estavam.
Fica claro que estes adornam o morto, através de rituais bem peculiares, pois acreditam numa vida apos a morte.



7° setor: Expansão espacial- exposição temporária
Nessa sala, encontra-se uma maquete que retrata a cidade de piranhas no inicio do séc.XX, a sua forma de organização, e a Industria de algodão,criada por Delmiro Gouveia, se tornando maior fonte de renda da região.A importancia dessa região para a historia também é explicitada, pois D. Pedro II frequentava esse local, atraves de barco e cria um decreto, onde é construida a Rodovia que liga Piranhas até o médio Sertão Pernambucano.Railda relata que nao há mais essa estrada, havendo atualmente uma divisão entre a cidade velha e a nova.


Conclusão: Através desse video pudemos ter um pouco mais de conhecimento acerca dos primeiros habitantes de Xingó, podendo observar sua cultura, que é muito rica e já com  traços de avanços, os seus rituais e todo o seu cotidiano nos faz refletir e ter a certeza que nao somente o europeu tem cultura, e sim todos os povos possuem-a cada uma com sua particularidades e importancias.

Imagens retiradas do Site: 
Fonte: http://www.google.com.br/images?um=1&hl=pt-br&biw=1280&bih=661&tbm=isch&sa=1&q=Museu+arqueologico+de+xingo&btnG=Pesquisar


Nenhum comentário:

Postar um comentário