sábado, 9 de abril de 2011

Relatório da visita ao Arquivo Judiciário

No dia 28 de Março de 2011 a turma do 1° periodo de Historia da Universidade Federal de Sergipe, composta de 36 alunos foi ao Arquivo Judiciário, tendo como orientador o Prof. Dr. Lindvaldo. A visita aconteceu de 08:00 às 11:00 do mesmo dia.

Chegando ao local, nos deparamos com um prédio moderno, acessivel e seguro, sendo esse a sede atual, construído em 2005 para tal fim.

1° estágio- Auditório, apresentação do Arquivo e do Site
Fomos bem recebidos no auditório pela Diretora do Estabelecimento, Eugênia Andrade, que nos apresentou um breve histórico do Arquivo, relatando que no passado, este era cediado em outros locais, como o Memorial Judiciário e que ali só se tornou cede em 2005. Ela nos falou também a importância do Arquivo tanto para os historiadores quanto para advogados, e pesquisadores da área, mas que infelizmente não é muito visitado por pessoas do ramo da História, mas quase que exclusivamente do ramo jurídico, como estudantes de Direito.
Ainda no auditório, Fábio José, chefe da divisão de recuperação, nos mostra um vídeo que é a apresentação do Site do Arquivo: www.tjse.jus.br/arquivojudiciario, criado pelos coordenadores com o intuito de proporcionar um maior contato do publico com o arquivo. Nesse Site conhecemos uma grande variedade de arquivos e documentos, entre eles inventários e o documento mais antigo do arquivo com data de 1655. Além disso, a organização dos arquivos fica bem explicito no site que disponibiliza todos os seus arquivos digitalizados, alem da sua localização, artigos, entre outros.

2° estágio: Conhecendo o Arquivo

1ª parte: Balcão, espaço de leitura e pesquisa
Saindo do auditório, dona Eugenia nos guia até o balcão, que é o local onde os pesquisadores, são orientados e recebem o nome da caixa do arquivo do seu interesse. Logo mais a frente tem-se varias cabines, com uma boa iluminação e cadeiras aconchegantes, onde os visitantes  tem contato com o documento e podem estudá-los ali mesmo.
2ª parte:
Nessa etapa nos é apresentado através de um quadro, a administração do arquivo e o programa utilizado para a organização dos documentos, que são separados, por data, caixa e ano.

3ª parte: Organização dos documentos, desde a separação, até a parte da digitalização.
Passamos por uma sala, onde os documentos são separados, analisados, de acordo com a data e assunto, e após isso são catalogados e encaixotados. Esse trabalho é feito por estagiários, que recebem um treinamento precedente com todas as instruções.
Logo após, entramos numa sala exclusiva de digitalização com vários computadores, e escâneres. Uma funcionária nos explicou passo a passo como é feito o trabalho de digitalização e como depois esses documentos são cadastrados no sistema.



4ª parte: O Galpão em que estão guardados todos os documentos catalogados.
Chegamos a um salão, bem espaçoso, com inúmeras estantes, onde ficam todos os documentos que já foram organizados, arquivados, restaurados,etiquetados e encaixotados, prontos para serem pesquisados. Percebe-se ali uma riqueza de documentos, de todos os assuntos, épocas e sociedades diferentes.
 Dona Eugenia nos confessa as dificuldades da instituição, e explica que os empecilhos só não são maiores porque a maioria dos freqüentadores são advogados e juízes, que incentivam a organização do local, pois necessitam disso.

5ª Parte: Laboratório de Restauração
Nesse último momento da visita, com a ajuda de outra funcionária do arquivo e de Fábio, conhecemos passo a passo como os documentos são restaurados, higienizados. Os instrumentos e as técnicas também são mostrados.
Os materiais recebem vários tratamentos, como escovação, os documentos ficam 10 dias no mínimo num freezer , depois são levados às maquinas de preenchimento com celulose líquida, que é uma mistura de água hidonizada com papel 100% algodão. Depois disso o documento vai a outra maquina que retira o excesso de celulose e em seguida vai para a câmara de secagem.
No entanto fica bem claro por parte da funcionaria que todo esse procedimento só acontece para um melhoramento do papel para que os pesquisadores tenham uma melhor condição de usá-los não sendo possível a alteração da parte escrita, que é intocável.






Portanto, aprendemos muito sobre a função do Arquivo na historia do nosso estado, ele é muito importante nas nossas pesquisas, e merece ser incentivado e apoiado sempre.

Fonte: http://www.tjse.jus.br/arquivojudiciario

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