domingo, 10 de abril de 2011

Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe


Relatório referente à ida dos alunos do curso de Historia da Universidade Federal de Sergipe, realizada pelo Prof. Dr. Antonio Lindvaldo ao Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe no dia 2 de Abril das 9 as 11 horas, sendo localizado na Rua de Itabaiana no centro de Aracaju.

1° espaço: Rool
Fomos bem recebidos pelo atual presidente, Samuel, que falando um pouco sob da historia do instituto, explica que aquele prédio é recente, pois o referente já esteve sediado em muitas outras localidades, e que ali se trata de uma Instituição Civil, sem fins lucrativos, sendo criado com o intuito de reunir um acervo sobre a memória de Sergipe. Relata também que a sede é um prédio significativo da década de 30.
Sala dos Presidentes
Logo após isso, entramos na sala dos presidentes, onde estão expostos todos os quadros, do primeiro presidente do Instituto, João da Silva Melo que coordenou de 1912 a 1916 até o penúltimo, José Ibarê coordenando de 2003 a 2010. Samuel nos conta que nos conta que a partir de 1960, a maioria dos gestores eram também especialistas intelectuais da educação sendo a maioria, professores da Universidade Federal de Sergipe, como exemplo a Prof.ª Maria Thetes Nunes.

2° espaço- 1ª parte- Sala de Leitura
Também chamada de Espaço de Leitura Epifâneo Dória recebe esse nome em sua homenagem , uma vez que esse ilustre contribuiu muito no desenvolvimento do Instituto compondo a maior parte das obras através de doações.Esse espaço é um dos mais importantes do instituto, uma vez que é o  local mais utilizado pelos pesquisadores, ali se encontram  o balcão de atendimento, mesas e cadeiras, computadores onde estão disponíveis jornais digitalizados, além de vários fichamentos, catálogos e inventários que como fonte histórica.
Samuel relata que esse espaço é muito rico possuindo mais de 1000 volumes entre obras e inventários, e que foi na gestão de Ibaré que a maioria dos documentos foram digitalizados.

2ª parte- Sala da Presidência
Trata-se de uma sala pequena possuindo um quadro, uma obra do séc. XIX, que chama muito atenção por ser um registro da rivalidade, o desafeto político entra Manoel Fernandes de Barros (político alagoano, doutos bacharel, conservador, que mantinha relações estreitas com a corte) e o maior cacique sergipano Boto. Manoel foi morte no Porto de Sergipe, sendo Boto acusado de ser o mandante. Exemplificando as grandes rivalidades que existiam em Sergipe a essa época.

3ª parte-Acervo Sergipano
Infelizmente não pudemos adentrar esse espaço pelo grande numero de alunos, mas Samuell nos ralatou uma breve sinopse do que ali representava. Conhecido como a “Menina dos olhos de Sergipe” é um local constituído de obras de ou que tratam de Sergipe, possuindo a Carta de Sesmarias e alguns arquivos do período Colonial. Além disso, possui obras de varias áreas não só da Historia como também Geografia, política e Economia.
3° espaço- Sala da Pinacoteca
É um espaço que possui muitas telas nao só sergpanas , ams de grandes nomes nacionais, principalmente da Escola de Belas Artes do Rio de Janeiro. Alí estão preservadas a maior parte das obras da E.B.A, só perdendo para o Rio de Janeiro. O espaço também é utilizado para a ralização das reuniões da coordenação e direção



4° espaço- Museu Gaudino Bicho- 1ª parte
Recebe esse nome em homenagem a Gaudino, ilustre escritor que na década de 50 doa muitas obras ao Instituto à época do seu falecimento sua família doa suas obras.
É tido como um gabinete de curiosidade, sendo encontradas peças variadas de épocas distintas, dos mais variados temas, como o Carnaval , a Segunda Guerra Mundial, fragmentos da Historia de Sergipe, entre outros. Alé também se encontra o Quadro de D. Pero II e sua esposa Thereza Christina Maria. Sendo a maioria desse artefatos doações.



2ª parte- Hemeroteca
Não entramos neste local também, por se tratar de um ambiente pequeno e que tumultos podem causar danificações. Samuel nos explica que trata-se de um espaço de preservação de jornais do séc. XIX e XX
Possui um acervo rido co e variado, organizado para pesquisas.

3ª parte- Biblioteca
Possui acervo de Gumercindo Guaraná, José Calazans entre outros, compostos através de doações dos próprios familiares. Além disso, neste local está todo o Acervo do Doutor Louro Porto (médico, humanista). Encontra-se também a coleção completa da Revista do I.H. Sendo todas as suas coleções extritamente da Historia de Sergipe.

5° espaço- Auditório
Local vasto e aconchegante, com uma arquitetura do inicio do séc. XX, Cadeiras e piso de Madeira, encontram-se quadros de artistas sergipanos como Leandro Maynard Maciel, um balcão grande seguindo o modelo de uma sessão judiciária.
Esse espaço faz parte da Historia Sergipana, uma vez que ali á foi palco para muitas reuniões e encontros judiciais como o Movimento Estudantil à espoca da Ditadura que tinha o Instituto Histórico como local de debates. Ali aconteceram Assembléias de Sindicatos, o velatório de Artur Bernardes entre outros, sendo o Auditório a maior fonte de renda Instituto
Samuel nos fala um pouco das parcerias, sócios e doa apoios que o Instituto recebe. A UFS e o Governo de Sergipe são os maiores incentivadores, ajudando tanto na parte financeira quanto na doação de estagiários por parte da UFS para trabalharem na organização. Os sócios são compostos por políticos e intelectuais, mas na maioria professores e intelectuais; atualmente são 100 sócios sendo o máximo permitido 120. A ufs é muito importante para o I.H, realizando um trabalho admirável: Todos os anos em Agosto, aniversario de I.H.G.SE é lançada uma revista da editora UFS sobre o Instituto com o intuito de se obter renda para ajudar nas despesas da instituição.
Apresentação do Site
Ainda no auditório o presidente do I.H nos apresenta o site  WWW.ihgse.org.br , muito bem equipado e rico, trazendo vários tópicos do Instituto, proporcionando ao publico uma consulta e vasta como estivesse ali no local.

Observações/ Problema
Percebe-se durante a visita que Instituto Historico é um local rico, UEM fontes historiocas, muito organizado, bem coordenado, mas que ainda precisa de mais investimentos , uma vez que não possui climatização, devido às despesas que são altas, além de haver mais divulgação .

Fonte: WWW.ihgse.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário